2018 chegou e junto com o ano novo veio também uma vontade de me organizar, já que "uma meta sem um plano é apenas um desejo". 


Isso porque, depois de ser mãe, fiquei mais esquecida, a minha falta de organização era notória e estava me atrapalhando muito...

Então resolvi começar a anotar as coisas mais importantes, em listas e lembretes, numa agenda física, e não mais no celular ou folhas soltas que se perdiam na bolsa.




Várias pesquisas indicam que escrever uma frase por dia pode te deixar mais feliz; fazer listas te deixa menos estressado e escrever à mão uma tarefa que você precisa fazer aumenta as chances de ela ser realizada. Em outra palavras, tirar o que está na sua cabeça e colocar no mundo, seja em uma agenda ou em post its na sua geladeira, pode te fazer bem.

Isso porque, nossa cabeça só consegue prestar atenção a cerca de três coisas ao mesmo tempo. Ao se lembrar de várias tarefas constantemente, fica difícil acompanhar de fato o que você precisa fazer, o que te deixa cansado e bastante ansioso. Tudo o que eu estava sentindo ultimamente, em razão da desorganização. 


Já conhecia a fama dos planners, mas nunca gostei muito deles, porque acho que muitas daquelas páginas pré-editadas não são do meu interesse e ele iria ficar vazio.
PLANNER

Eis que recentemente, navegando pelo Pinterest, conheci o bullet journal, e de cara já amei, já que ele possui páginas em branco, com pautas ou pontilhadas onde você preenche e desenha como quiser. Você mesmo personaliza com suas metas, listas, memórias e anotações:




A ideia de um bullet journal é que ele seja uma agenda sem uma estrutura fixa: nele você pode anotar tanto as suas tarefas diárias e mensais quanto seus sonhos e inspirações, até mesmo letras de músicas e falas de filmes que te motivam de alguma forma. Entenda mais sobre ele aqui.




Gostei dele porque faço listas sem colocar datas, o que é muito mais flexível pra mim, que sou mãe e não consigo cumprir prazos com rigor rs 


Além disso, nele posso registrar minhas memórias mais importantes...



Ao usar o sistema de bullet journal, é possível colocar vários tópicos de toda a sua vida em um só lugar, o que não só ajuda a tirar um pouco do peso da sua cabeça, como aumenta as chances de priorizar as tarefas e estar sempre de olho naquele caderninho, logo, de não se esquecer do que precisa fazer.



Para começar a se organizar, você irá precisar somente de um caderno e de canetas tipo Stabilo (adoro as coloridas rs):




Eu prefiro o caderno com pautas, já que não desenho muito bem, nem minha letra é tão bonita. Mas existem vários tipos e você escolhe o que preferir.


Na primeira página você coloca seus dados pessoais, como Nome, telefone, e-mail. 



Depois, faça um índice, para não se perder nas páginas. Ex: Lista de compras - página 3, objetivos do mês - página 4, etc. Assim, você não precisa ficar procurando em qual página está o que. Você também pode usar post its para marcar as páginas.




Uma boa idéia é dedicar a próxima página a um calendário mensal (primeira imagem do post). Assim você pode ver o mês por inteiro e ter uma noção do que te espera.



Aqui estão algumas sugestões de listas para o seu bullet journal:
  • Séries preferidas do Netflix
  • Indicações de séries do Netflix para assistir
  • Wish list (itens que quero ter a médio/longo prazo)
  • Lista de compras (compras a curto prazo) - divido entre mercado e farmácia
  • To do list (lista de coisas para fazer) - divido entre minhas coisas, das crianças e para o marido
  • Coisas que emprestei
  • Dados importantes
  • Feriados de 2018
  • Aniversários
  • Frases motivacionais
  • Idéias para posts no Blog
  • Lugares para visitar 
  • Lista da gratidão
  • Coisas engraçadas que as crianças fazem/dizem
  • Horários de Postagens no Instagram
  • Meus gastos


Estou amando fazer o meu, estou muito mais organizada.

E gostei do bullet journal por ser totalmente personalizado e individualizado, ao contrário do planner que já vem pronto. 

E vocês, como se organizam?

Feliz 2018!!

*Imagens retiradas do Pinterest


ATUALIZADO:

Achei a agenda perfeita pra mim, chama-se Caderno Organizador da gráfica ÓTIMA! Vou me organizar com ela, no estilo do bullet journal, mas com uma agenda diferente rs


É tipo um fichário (então dá pra arrancar páginas sem dó, caso erre), tem páginas em branco, pontilhadas, quadriculadas e coloridas, separadores, adesivos, bloco de notas, post its e vem com um roll notes de brinde. Vem numa caixa super fofa e tem a capa dura. Custou R$ 110,00 na minha cidade (Porto Velho/RO). 





Deixe um comentário