Eu participo de vários grupos maternos no WhatsApp, e um dia, lendo as mensagens de um desses grupos, vi que a mamãe Aline Dantas, que também é pediatra, deu uma dica super legal sobre como se organizar para fazer as primeiras papinhas do bebê:

"Sigo as dicas do canal prapapá de congelamento. Cozinho no vapor vários legumes, tudo separado. Aí coloco nas formas de gelo com tampa. Depois de congeladas, retiro e coloco em potes. Faço com carne, peixe, frango desfiado, caldo de legumes caseiro, molho de tomate caseiro, molho turbinado, arroz, feijão, macarrão, polenta... rs Alguns legumes eu congelo em porções ainda crus, já cortados em sacos para congelamento. Na hora de comer, descongelo no vapor e ofereço tudo separado. É fácil, prático e saudável. Sigo vários canais no YouTube com receitas gourmet e grupos no face. Assim, ele nunca comeu nada industrializado. Qdo preciso sair eu levo nos potes de marmita da tupperware aí ele come comida caseira tb. Pra facilitar, tb faço o cardápio semanal dele, então saio pra fazer compras da semana".

Achei essa dica maravilhosa, então corri e pedi que ela escrevesse um relato sobre isso aqui pro blog para ajudar outras mães que, assim como eu, tem dificuldade na organização da alimentação dos pequenos. 

Confiram o relato dela clicando abaixo em "continuar lendo":



"Introdução Alimentar é um assunto complicado até para todo mundo né? 

Antigamente era uma sopinha e agora os pediatras indicam uma papa (consistência de purê). Antes era tudo misturado, agora tem que oferecer tudo separado e ainda tem um método novo: o BLW (Comida em pedaços) !! 😱 

Como fazer e o quê fazer? Como cozinhar tudo separado e ter tudo fresco em casa??? Como fazer a comidinha saudável todo dia e ainda cuidar do bebê. 

Confesso que só consegui ajustar bem esses ponteiros com o segundo filho e precisei de muita ajuda e muito estudo. Aqui em casa conto com uma “Anja” que abraça cada ideia e a introdução alimentar do meu filho mais novo também foi um processo de reeducação alimentar, uma introdução alimentar saudável para toda a família. 

Aprendemos que descascar ao invés de desempacotar poderia sim ser mais fácil e prático, além de saudável. Agora todos nós comemos comida de verdade, caseira e saudável. 

Ainda durante a minha segunda gestação comecei minha pesquisa sobre a melhor forma de preparar a papinha do meu bebê. 

Seguindo o canal prapapá no YouTube (www.youtube.com/user/prapapanet) descobri o cozimento 3 em 1 no vapor. Peguei dicas de congelamento (o que e como cozinhar), e também peguei receitas. 

Mas ainda tinha muita dificuldade com o fato de muitas verduras estragarem na geladeira. Então pesquisei ainda mais sobre congelamento e aí achei esse vídeo https://youtu.be/rfeU7WPLVvI, onde a mãe lavava e cortava algumas verduras e legumes e já separava em saquinho próprios pra congelamento as porções que seriam usadas para preparar as papinhas. 

Como eu já tinha um filho, eu já tinha noção dos grupos alimentares, mas peguei essa tabela de uma nutricionista e achei bem legal:


Como o início da introdução seria aos poucos, introduzindo um alimento novo por vez, o trabalho foi escolher os que seriam introduzidos na semana (fazer um cardápio mesmo) sair às compras, cortar e guardar.


CARDÁPIO:
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA 
QUINTA
SEXTA
SÁBADO

DOMINGO

Arroz
Grão de bico
Brócolis
Mandioquinha
Carne
Abóbora
Arroz
Feijão
Brócolis
Mandioquinha
Carne
Abobrinha
Polenta
Peixe
Couve
Cenoura
Inhame

Macarrão
Lentinha
Ovo
Beterraba
Abóbora
Batata doce

Macarrão
Feijão
Frango
Brócolis
Couve
Cenoura
Chuchu

Arroz
Feijão
Carne
Brócolis
Mandio-quinha

Macarrão
Carne




Meu congelador ficou assim:



Como nem todos os alimentos poderiam ser congelados no saquinho, também cozinhamos algumas porções, amassamos com o garfo e congelamos nas formas de gelo com tampa, como a Patrícia ensina no prapapa.



Depois de congelados, retiramos da forma de gelo e colocamos em potes maiores.




Assim, na hora do papá, escolhemos um alimento de cada grupo: tubérculo ou cereal, hortaliça verde, hortaliça colorida, leguminosa e proteína. Ofereço para ele tudo separado e amassado no garfo.




Descongelo ou cozinho (aquelas porções já cortadas e separadas) no vapor, tempero com ervas naturais, sem sal. Quando preciso sair, na hora da comidinha coloco os cubos de gelo com o que tem pronto numa marmitinha e esquento no microondas (não usamos sempre, só de vez em quando).




Eu usei muito as dicas que peguei nesse grupo de introdução alimentar no Facebook: Alimentação e papinhas- introdução alimentar. Nele aprendi a fazer caldo de carne caseiro, caldo de legumes caseiro, molho de tomate caseiro e molho de tomate turbinado, receitas que inserirmos no cardápio familiar. 



Além desse grupo, também pego muitas receitas em alguns perfis do Instagram


P.S: algumas fotos são minhas e outras foram retiradas da internet.

Texto de Aline Dantas - Pediatra e mãe, além de estudiosa da nutrologia pediátrica."

Nossa, super ajudou, Aline!!

Eu sempre fico perdida quando o assunto é organização alimentar e vou usar suas dicas com certeza!! Muito obrigada! 

Deixe um comentário