Elis Freitas Fotografia
Para aliviar a dor das contrações sentidas durante o trabalho de parto, existem dois tipos de recursos que a gestante pode utilizar:
  1. Métodos naturais de alívio da dor:
Inclui banho de chuveiro ou imersão, massagens, liberdade de movimentação, uso de bola de pilates, compressas quentes, dentre outras. A vantagem é que não oferecem riscos e nem provocam efeitos colaterais.

  1. Métodos medicamentosos de alívio da dor:
Dentre eles estão as analgesias e as anestesias, que são diferentes:

-> A parturiente que recebe uma analgesia consegue ficar em pé, andar, acocorar-se e sentir as contrações, ainda que com menos dor.
-> Ao contrário, uma mulher anestesiada, embora possa se manter consciente, perde todas essas possibilidades, ficando inerte da cintura para baixo.

Por isso, com relação aos métodos medicamentosos, a preferência é pela analgesia, já que a mulher não perde seus movimentos totalmente. Trata-se de um recurso valioso, desde que usado de forma criteriosa e com o consentimento da mulher, que deve estar ciente não apenas dos benefícios, mas também dos riscos.

¹ No Brasil o direito de escolha é para poucas. A maioria das gestantes não tem opção. No sistema particular, a maioria dos hospitais conta apenas com a anestesia peridural (que deixa a mulher inerte da cintura pra baixo).

No sistema público, ao contrário, a anestesia não costuma ser um recurso disponível para o trabalho de parto.

Mesmo com relação à analgesia, o ideal é não tomar, pelos seguintes motivos:

  • Uma intervenção pode levar à necessidade de outras intervenções, como o uso de fórceps e vácuo extrator, já que a mãe tem a sua sensibilidade diminuída, o que pode atrapalhar na expulsão do bebê. 

  • Todo medicamento de alívio da dor pode ter efeitos adversos, como a hipotensão da mãe (pressão sanguínea abaixo do normal), que pode levar à queda nos batimentos cardíacos do bebê e à necessidade de uma cesárea de urgência.
Por outro lado, pode ser um recurso que ajuda, por exemplo, num trabalho de parto muito longo. Se a mãe já está exausta, sem forças para continuar, uma analgesia pode ser bem-vinda para que parto normal continue sendo possível.

É preciso entender que, ao interferir na evolução natural do trabalho de parto, a anestesia pode desencadear a chamada “cascata de intervenções”, que às vezes terminam num parto cirúrgico.

-> Por isso,  é preferencial que a gestante opte por métodos não farmacológicos para o alívio da dor, tais como massagens, música, compressas quentes, banho de imersão (banheira ou piscina) ou de chuveiro com água quente, respiração, dentre outras, por não provocarem efeitos colaterais.  



Técnicas não farmacológicas para o alívio da dor:

  • Apoio verbal
doula ou o acompanhante devem encorajar a grávida no trabalho de parto: “é isso mesmo”, “você é capaz”, “você consegue”, “bom trabalho”. Dar ânimo!


Elis Freitas Fotografia
  • Ambiente tranquilo e acolhedor:
Ajustar a temperatura do local: não muito frio nem muito quente e deixar o ambiente na penumbra (fechar janelas e portas abertas – uso de velas se a gestante preferir).
Elis Freitas Fotografia
  • Música ambiente:
A gestante pode fazer uma playlist com músicas calmas ou levar um CD com músicas que tragam boas sensações para o parto.


  • Banho de chuveiro ou de imersão (piscina ou banheira)
Elis Freitas Fotografia
Estudos apontam que a água quente pode ajudar a reduzir o trabalho em 1 ou 2 horas, em razão da diminuição dos hormônios do stress, ajuda a dar intensidade às contrações. Acelera a liberação de endorfina (aumenta o bem estar e diminui o stress). 

Elis Freitas Fotografia
Pode-se usar a bola para sentar ou se apoiar e deixar a água quente do chuveiro cair na lombar, aliviando a dor.
  • Massagem na lombar: 
Para a massagem, pode-se tilizar óleo vegetal sem cheiro ou de camomila, de lavanda, e até mesmo massageadores elétricos. 



A doula ou o acompanhante podem fazer a massagem, com pressão firme  e vigorosa na lombar, durante a contração, para diminuir a dor.

De pé, diante de outra pessoa, apoie-se no pescoço dela e peça-lhe para lhe massajar as costas com movimentos amplos e seguros.
  • Compressas quentes na lombar e no baixo ventre:
As compressas podem ser feitas com bolsas de água quente ou bolsa de sementes quentes.
  • Respiração:
A gestante tem que respirar calma e profundamente, principalmente durante a contração, ocasião em que tendemos a prender o fôlego. Ela é muito importante também para a oxigenalção do bebê. 
A doula/acompanhante podem respirar junto pra gestante acompanhar o ritmo e não prender a respiração na hora da contração, pois isso aumenta a dor.


  • Sentar e "rebolar" em cima da bola de pilates.
Sentar na bola pode aliviar a pressão que sentimos quando estamos com os pés no chão, já que ela dá uma sensação de flutuação. Durante o trabalho de parto, a gestante pode sentar na bola e fazer movimentos circulares com o quadril, ou de meia lua, repetidamente.

  • Utilização do rebozzo.
Line Sena Fotografia
Durante a contração, puxar algo, como o rebozzo (item que sua doula poderá levar) ou uma toalha longa presa no topo do box do chuveiro ou em qualquer barra fixa disponível pode aliviar a dor. 


Elis Freitas Fotografia
  • Vocalize durante a contração:
Durante a contração, ao invés de gritar (e desperdiçar suas energias), vocalize um som como "aaaaaaaaah", conforme a sua vontade e intensidade da contração. 

"Como a vocalização auxilia no parto? 
Nosso corpo está interligado. Ao abrirmos a boca e as pregas vocais, proporcionamos um relaxamento do períneo e uma abertura dos outros anéis do corpo: ânus, vagina e colo do útero. Ao vocalizarmos, exalamos emoções, relaxamos e liberamos a produção de endorfinas. Um corpo tenso sentirá mais dor. Esse processo auxilia no alívio de dor que a contração pode proporcionar. Se a mulher está com privacidade e liberdade para se expressar, a musculatura tende a estar mais relaxada e a possibilidade de imersão no processo transformador do trabalho de parto acontece de maneira natural." (Site Coletivo Maternar). 
Entenda mais sobre a vocalização aqui

  • Relaxamento: 
Imagine que o seu colo do útero está se abrindo, o bebê está nascendo e vindo para os braços da mãe. Imaginar que a cada contração o bebê está mais próximo de nascer.


  • Movimente-se
Caminhar, dançar, rebolar, enfim, se movimentar acelera o parto e diminui a dor. Deitar ou sentar tornam as contrações mais doloridas. 

  • Alimentação durante o trabalho de parto
É fundamental que a gestante faça refeições leves, pois durante todo o processo ela terá que doar muito de si e, para isso, tem que estar bem alimentada. Recomenda-se a ingestão de sucos naturais e frutas. Algumas gestantes levam melzinho para ganhar energia durante o trabalho de parto. 
Elis Freitas Fotografia
* Os recursos destacados em rosa foram os que eu utilizei nos meus partos e me ajudaram muito a diminuir a dor das contrações! Super recomendo a utilização deles! 

"Você só pode fazer aquilo que acredita que pode. 
Acredite que, apesar de tudo que já lhe disseram sobre dores insuportáveis, as mulheres têm sobrevivido a isso por milênios. 
E elas não o fariam tantas vezes, se realmente fosse maior do que elas podem aguentar." (Waleska Nunes)

Se alguma foto desse post ou blog for sua ou de sua autoria e você desejar a sua remoção ou a colocação de créditos autorais, favor enviar um email para mileideauler@hotmail.com que prontamente faremos a correção. Obrigada!


Deixe um comentário