A japonesa Marie Kondo, autora do best seller “A Mágica da Arrumação”, com muita sabedoria, ensina que: "Colocar a casa em ordem é a magia que cria uma vida vibrante e feliz".

Uma casa bagunçada dificulta a vivência e a utilização dos itens que você tem. Nesse post, reuni dicas do livro (baixe em pdf aqui) para manter uma casa (e consequentemente uma vida) mais organizada:

1) Prefira a solidão e o silêncio ao organizar sua casa. 

Arrumar a casa é, em certa medida, um exercício de revisão interior, "é uma forma de autodiálogo”. Televisão ligada, música alta e conversa fiada abalam a concentração necessária para a tarefa. Outras pessoas também podem atrapalhar, então é melhor organizar a casa quando estiver sozinha. 

2) Comece organizando uma categoria de cada vez, e não um lugar por vez. 

Mari Kondo aconselha você a classificar suas coisas em categorias em primeiro lugar, e apenas depois disso decidir o que deseja manter e onde deve guardar. Um erro cometido por muitos é fazer a arrumação por cômodos, encontrando as mesmas coisas sem ao menos perceber sua verdadeira quantidade. 


“A raiz do problema reside no fato de que as pessoas guardam a mesma coisa em mais de um lugar. Para evitar essa situação, minha recomendação é organizar tudo por categoria. Por exemplo, em vez de decidir que hoje você vai arrumar determinado cômodo, estabeleça metas como “roupas hoje, livros amanhã”. Uma das principais causas da desorganização é ter coisas demais, e o motivo desse excesso é justamente ignorar a quantidade de itens repetidos que possuímos. Se você guarda objetos do mesmo tipo em lugares diferentes e arruma um cômodo de cada vez, nunca terá uma dimensão real da quantidade de itens iguais que possui. Para evitar isso, organize por categoria e não por localização.”. Mari Kondo – Livro “A Mágica da Arrumação” 


3) A melhor sequência de organização de categorias é: roupas, livros, documentos, itens variados e, por fim, itens de apego emocional. 

Se tiver roupas demais, por exemplo, pode classificá-las em subcategorias, como: 
· blusas e parte de cima, 
· parte de baixo como calças e bermudas, 
· meias 
· roupas íntimas 
· bolsas 
· roupas pra praia 
· sapatos 

Isso vale para as demais categorias também. 

4) Deixe itens sentimentais por último. 
Começar a arrumação por fotos de família e souvenirs amplia a chance de insucesso: as pessoas gastam tempo em considerações emotivas e perdem o foco do essencial. 

"O processo de decisão sobre o que guardar fluirá com mais suavidade se você começar por itens de menor importância, como as roupas, por exemplo". 

5) Recolha absolutamente todas as peças da categoria escolhida que estiverem pela casa e coloque tudo no chão. 
Ao definir uma categoria, pegue tudo que deveria estar junto dela, mas está espalhado pela casa. Um erro comum é distribuir itens do mesmo tipo – como roupas, livros ou papéis – por vários cômodos e armários. Organizar tudo por categoria permite ter uma noção global dos pertences e evita que você compre em dobro o que já tem e não sabe onde guardou. 

"Antes de escolher o que manter, reúna tudo o que se enquadra no mesmo grupo. Tire do armário todos os respectivos itens e coloque-os num mesmo lugar. Para ilustrar (...) depois que decidir começar pelas roupas, vasculhe todos os cômodos da casa e leve todas as peças que encontrar pra o mesmo local, espalhando-as no chão". 

6) Por que tirar tudo do lugar e colocar no chão para, só então, avaliar um a um? 
Porque “você não será capaz de decidir se um item é realmente importante se ele permanecer no armário ou na prateleira. Itens que ficam muito tempo guardados entram em estado de dormência. Eles se tornam quase invisíveis: embora estejam diante de seus olhos, você nunca olha para eles de verdade. Perguntar se um objeto inerte e sem uso lhe traz alegria não tem muito sentido. Para decidir se quer ficar com algo ou não, é preciso despertá-lo do período de hibernação. O importante é fazer o objeto ganhar vida.” 

7) Avalie cada item individualmente. Segure o item e se pergunte: Eu realmente gosto disso? 
Não foque no que você não gosta, mas sim no que realmente gosta e quer guardar. O resto: doe ou descarte. 

"Segure cada peça (de roupa, por exemplo) e avalie se ela faz com que você se sinta bem. Você deve ficar somente com essas e nenhuma a mais. Siga esse procedimento em relação a todas as categorias". 

O ponto mais importante é decidir o que MANTER e não o que descartar! Mantenha o que te faz feliz. O resto, descarte! Cerca de 60% das coisas que guardamos são inúteis. 

"O problema não é a falta de espaço. O problema é que temos muito mais coisas do que realmente precisamos". 

8) Limpe (com um pano molhado e vinagre de vinho branco) a superfície a ser organizada. O vinagre retira o mofo.

9) Defina lugares específicos para guardar cada tipo de coisa. 
Onde uso a maquiagem? Guarde a maquiagem perto de onde você realmente a utiliza. Não esconda em lugares inacessíveis. Guarde a categoria inteira de itens num mesmo lugar. 

“A importância de se designar lugares específicos para guardar os objetos é que haverá locais determinados para acomodar todas as suas cosias depois do uso. Como você já escolheu os itens que vai manter dentro de uma mesma categoria, agora é só guardá-los próximos uns dos outros.” 

"Guarde todos os objetos do mesmo tipo no mesmo lugar e não espalhe suas coisas pela casa. Separe um canto separado para você, um para seu cônjuge e um para seu filho. Guarde as coisas de cada um em seu local específico. O importante é designar somente um lugar por pessoa, se possível. Se você espalhar as coisas pela casa, em pouco tempo ela ficará bagunçada". 

10) Utilize caixas e itens que você já tem, como latas, por exemplo, para organizar suas coisas. 
"O objetivo da organização é colocar sua casa em ordem o mais rápido possível e não enchê-la ainda mais de coisas. Se realmente fizer questão, espere até ter completado todo o processo e então procure as peças organizadoras que realmente necessite".

Se for comprar uma caixa organizadora, leve uma trena para a loja e veja se ela cabe no espaço em que irá ficar. 

11) Etiquete as caixas organizadoras com o que tem dentro, assim outras pessoas poderão achar o que procuram. 

12) Itens pouco usados devem ser guardados no local de mais difícil acesso. Ex: enfeites de Natal podem ficar em cima do guarda-roupa. 

“Ao se desfazerem do excesso de roupas, meus clientes perdem volume no abdômen. Quando descartam livros e documentos, passam a raciocinar com mais clareza. Ao reduzir o número de cosméticos e organizar a bancada da pia, a pele fica mais iluminada e macia. Ao organizar seus pertences, a pessoa reencontra seu foco e faz as pazes com ela mesma”.

Marie Kondo - “A Mágica da Arrumação” 

2 Comentários

  1. Adorei. Ja vou procurar o livro. Lindo seu blog. bjs

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    1. Obrigada, Giulia!! no começo do post tem o link pra baixar o livro! Beijos!

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