O documentário "O renascimento do Parto", tão aclamado pelo movimento de humanização do parto terá continuação e a previsão de estreia nos cinemas é para o dia 10 de maio deste ano. 



No primeiro trailer divulgado em 2015, o médico obstetra alemão Frank Lowen afirma que existe um receio por parte dos médicos em relação ao parto normal com bebê sentado. “Há realmente um grande medo por parte dos médicos da ‘cabeça derradeira’, ou seja, de a cabeça não sair após o ombro”, explica. Entretanto, o especialista pondera: “Parto pélvico é uma patologia ou uma variação da normalidade? Se um bebê pélvico pode nascer como um cefálico, se pode nascer espontaneamente sem ajuda, isso nos mostra que é normalidade e que depende da experiência da equipe, depende da técnica, depende da posição da mãe”. Lowen ressalta ainda que, há centenas de anos, é de conhecimento da ciência que o parto normal com bebê sentado é possível.



A continuação do documentário aborda também a violência obstétrica, o SUS que dá certo e os modelos de parto e nascimento na Inglaterra e Holanda. 

Traz também a discussão sobre o empoderamento feminino que, de acordo com o psicólogo e terapeuta familiar Alexandre Coimbra Amaral “não é uma variável externa, é a mulher que descobre o poder em si”. 

Ana Paula Caldas (Pediatra Neonatologista) deixa claro que o movimento pela humanização do parto no Brasil não quer obrigar nenhuma mulher a parir, mas enfrentar o problema “de quem quer parir e não consegue”. 

Fonte: Site Uai

Há uma semana, foi divulgado o trailer oficial do "O renascimento do Parto 2", que mostra a triste realidade da violência obstétrica no Brasil (chega a me dar calafrios ao ver tais cenas e saber que tantas mulheres passam por tamanho sofrimento em pleno ano de 2018):




Estou ansiosa para assistir!

Atualizando: O documentário "O renascimento do Parto" parte 1 está disponível no Netflix!! Ele também pode ser encontrado nas plataformas online "Now", "ITunes", "Google Play" e "Vivo Play". Não percam!! 


Deixe um comentário