A japonesa Marie Kondo, autora do best seller “A Mágica da Arrumação”, com muita sabedoria, ensina que: "Colocar a casa em ordem é a magia que cria uma vida vibrante e feliz".
1) Prefira a solidão e o silêncio ao organizar sua casa.
Arrumar a casa é, em certa medida, um exercício de revisão interior, "é uma forma de autodiálogo”. Televisão ligada, música alta e conversa fiada abalam a concentração necessária para a tarefa. Outras pessoas também podem atrapalhar, então é melhor organizar a casa quando estiver sozinha.
2) Comece organizando uma categoria de cada vez, e não um lugar por vez.
Mari Kondo aconselha você a classificar suas coisas em categorias em primeiro lugar, e apenas depois disso decidir o que deseja manter e onde deve guardar. Um erro cometido por muitos é fazer a arrumação por cômodos, encontrando as mesmas coisas sem ao menos perceber sua verdadeira quantidade.
“A raiz do problema reside no fato de que as pessoas guardam a mesma coisa em mais de um lugar. Para evitar essa situação, minha recomendação é organizar tudo por categoria. Por exemplo, em vez de decidir que hoje você vai arrumar determinado cômodo, estabeleça metas como “roupas hoje, livros amanhã”. Uma das principais causas da desorganização é ter coisas demais, e o motivo desse excesso é justamente ignorar a quantidade de itens repetidos que possuímos. Se você guarda objetos do mesmo tipo em lugares diferentes e arruma um cômodo de cada vez, nunca terá uma dimensão real da quantidade de itens iguais que possui. Para evitar isso, organize por categoria e não por localização.”. Mari Kondo – Livro “A Mágica da Arrumação”