Quando o tema é planejar um aniversário infantil, pensamos logo nos gastos que teremos, ainda mais em tempos de crise.
Desse modo, ao invés de grandes festas realizadas em buffets infantis, muitas famílias optam pelas festas no estilo home made, mais simples e baratas, mas com o mesmo nível de diversão.
Eu sempre fiz as festas das minhas filhas em salão de condomínio (no meu ou de parentes) e organizo tudo. A primeira festa foi mais difícil de organizar, mas agora já está bem mais fácil planejar tudo e curtir ao mesmo tempo, e o melhor, gastando muito menos $$$ do que se fosse terceirizar todos os serviços da festa.
Clique em "continuar lendo" para conferir as principais dicas sobre o que deve ser considerado no momento de organizar uma festa infantil:
1. LISTA DE CONVIDADOS:
Após escolher a data da festa, monte a lista de convidados.
Geralmente, para a festa de primeiro ano do bebê, os pais tendem a chamar mais convidados, e a lista vai diminuindo com o passar dos anos.
Eu costumo chamar quem ficou mais próximo da família naquele ano de vida, além dos amigos mais queridos do aniversariante. Rebeca sempre pede pra chamar seus amigos e vai me dizendo seus convidados. Uma fofura! Afinal, a festa é deles!
2. LOCAL
Uma vez definido o número de convidados, pense no local da festa.
Atualmente, os condomínios de casas ou apartamentos possuem salão de festas, que tem o valor de locação mais barato do que de casas de festas maiores.
Eu geralmente escolho um salão climatizado (pois moro numa região muito quente) e que já seja bonito, pois assim a decoração ficará mais charmosa. O sação de festas do meu prédio foi recetemente reformado e as festas feitas lá ficam lindas, além de possuir mobiliário próprio, como mesa grande principal para o bolo, mesas e cadeiras para os convidados e cozinha gourmet. Pense nessas comodidades antes de escolher o local da sua festa.
Também acho charmosas as festas no estilo picnic, feitas em locais abertos, como parques, sítios, gramados ao ar livre, durante o dia. O aniversário de 3 anos da Rebeca foi assim, no Quintal, e as crianças se divertiram muito!!
Você também pode optar por fazer uma festa mais aconhegante no quintal de casa, ou na sua sala, como as famosas festas do pijama...
Você também pode optar por fazer uma festa mais aconhegante no quintal de casa, ou na sua sala, como as famosas festas do pijama...
3. TEMA DA FESTA
Escolha o tema da festa, ou, se seu filho for maior, peça que ele escolha o tema de sua preferência.
Rebeca escolhe os temas das festas dela desde que tinha 2 anos de idade e são um sucesso!!
Há inúmeros temas para festas infantis e os mais populares já possuem itens à venda em lojas ou sites de festas, como convites, lembrancinhas e decoração, o que facilita muito na decoração da festa.
Veja idéias para temas aqui.
Veja idéias para temas aqui.
4. DECORAÇÃO
Você pode contratar uma equipe para decorar a festa ou decorar você mesma.
No primeiro ano da Rebeca, eu contratei decoradora. Nos demais aniversários, fiz a decoração junto com a minha sogra e depois sozinha.
Comecei a seguir vários perfis de decoradoras de festas infantis no Instagram, pesquiso dicas e tendências no Pinterest, além de me inspirar em sites também.
Peço pra aniversariante escolher o tema e vou atrás de inspiração na internet. Salvo as fotos que mais se aproximam da minha realidade numa pasta e depois vou a lojas de festas para comprar os intens de decoração. Faço isso meses antes da festa e gasto um pouco a cada mês, para diminuir o impacto no orçamento familiar rs
Como meu salão de festas já possui o mobilário, não me preocupo com isso. Mas caso o local que você escolheu não possua, lembre-se de alugar mesas (mesa principal e para os convidados), cadeiras, caixa para presentes, estante de sacolinhas, mesa pra a comida, etc.
Você pode alugar ou comprar os suportes de bolo e doces que irão na mesa principal. Caso tenha contratado decoradora, ela deverá disponibilizar tais itens.
Se a festa seja no estilo picnic, ao invés de mesas para os convidados, espalhe toalhas pelo gramado, com almofadas e balões à gás para decorar.
Clica na categoria "Festa Infantil" aqui na barra lateral do blog pra ver as fotos das festas das minhas filhas, com as decorações que eu mesma fiz, exceto na de 1 ano da Rebeca que contratei decoradora.
Clica na categoria "Festa Infantil" aqui na barra lateral do blog pra ver as fotos das festas das minhas filhas, com as decorações que eu mesma fiz, exceto na de 1 ano da Rebeca que contratei decoradora.
5. CARDÁPIO
Pra mim, essa é a parte mais difícil, já que não cozinho. Então contratamos alguém ou pedimos ajuda aos entes e amigos queridos nessa parte:
Bolo - 100 gr por pessoa
Docinhos - 6 unidades por pessoa
Entrada - frios, salgadinhos, patê com torradas, etc.
Prato principal (almoço ou jantar) - strogonoff, filé ao molho madeira, peixe ao molho, etc.
Ao invés de entrada + prato principal, você pode optar pelos lanchinhos como mini pizza, cachorro quente, mini sanduíche, pipoca, batata frita e salgadinhos, muito comuns em festas infantis.
No aniversário de 2 anos da Alice, fizemos no estilo finger food, e todos adoraram!! Contratei uma cozinheira e 2 garçons para servir.
BEBIDAS: água, refrigerantes, suco, cerveja (opcional). Lembre de organizar o local para colocar as bebidas como refrigerador, freezer ou geleira.
Lembre-se de comprar copos descartáveis, pratinhos e garfinhos para servir o bolo, descartáveis para servir a comida ou veja se o salão de festa já possui pratos e talheres disponíveis.
6. ENTRETENIMENTO
Você pode contratar animadores de festa, alugar pula-pula, piscina de bolinhas, escorregador, teatrinho infantil, etc.
Eu geralmente monto um espaço kids com tapete colorido e brinquedos para as crianças se divertirem.
Você também pode fazer oficinas: de pintura, culinária, artesanato, pulseiras.
Monte um cantinho das artes com: mesinha e cadeiras, desenhos para pintar, giz de cera e massinhas. Será sucesso garantido!
Caso a festa seja no estilo picnic, atividades como pintura, banho de piscina e bolhas de sabão são super divertidas!
Não esqueça da música!
7. CONVITES
Eu opto pelos convites digitais, mais fáceis e rápidos de serem entregues.
Geralmente no primeiro aniversário do bebê, os convites são físicos e personalizados (mais caros).
No site Fazendo a Nossa Festa tem muitos convites lindos para baixar gratuitamente, além de personalizados para imprimir e livrinhos de pintura para colocar nas sacolinhas.
8. SACOLINHAS
No site Fazendo a Nossa Festa tem muitos convites lindos para baixar gratuitamente, além de personalizados para imprimir e livrinhos de pintura para colocar nas sacolinhas.
8. SACOLINHAS
Toda festa infantil tem que ter sacolinhas, que pode conter guloseimas e brinquedinhos para as crianças, a seu critério.
As crianças adoram lembrancinhas com massinha, cortadores, giz de cera + livrinhos de pintura, adesivos, carimbos, carrinhos, etc.
Lembre-se de fazer algumas sacolinhas a mais, para nenhuma criança ficar sem.
9. PERSONALIZADOS
São itens que preenchem a mesa principal e a mesa dos convidados.
Você pode contratar ou fazer você mesma. Para fazer, comece com meses de antecedência: compre potinhos, tubetes e caixinhas nas casas de festas e personalize com adesivos e fitas do tema. Próximo da festa, preencha com doces como balas, bombons, jujubas e M&Ms.
Em cada mesa de convidados deverá haver um centro de mesa. Os mais comuns são os cachepots com doces e balão ou vasinho de flores.
10. EQUIPE DE APOIO
Organizar a festa "sozinha" não significa fazer tudo sem ajuda! Isso é quase impossível, a não ser que a festa seja muito pequena mesmo.
Assim, você pode contar com o auxílio de ajudantes de cozinha e garçons, por exemplo.
O número de garçons e ajudantes de cozinha depende da comida a ser servida: se for finger food (mini porções), contrato 1 cozinheira e 2 garçons. Se for buffet self service, 1 garçom para servir as bebidas.
Um fotógrafo é sempre bem vindo, já que nunca temos tempo de tirar boas fotos no decorrer da festa. Esse é um investimento super válido para eternizar as lembranças da comemoração!!
11. O MAIS IMPORTANTE: DIVIRTAM-SE!!!
11. O MAIS IMPORTANTE: DIVIRTAM-SE!!!